Desafio

MAS HAVIA UM DESAFIO:

mas-havia-desafioOs diferentes checklists solicitados pelo Grupo BIG, GPA/Multivarejo, Carrefour, Makro e Sonda, que implicavam em auditorias múltiplas, cada um solicitando a “sua” auditoria.

ESSE DESAFIO FOI PRATICAMENTE VENCIDO!

Após muitos estudos, o Grupo Técnico percebeu que todos esses checklists tinham um “coração” comum, baseados no programa internacional Global Markets da GFSI. Esse “coração Global Markets da GFSI” ficou como núcleo comum, deixando os requisitos socioambientais como “opcionais harmonizados”.

Ficou a critério das empresas clientes exigir ou não esses “opcionais”. Quando exigidos, claro que passam a ser obrigatórios, como é o caso do Grupo BIG, GPA/Multivarejo, Carrefour, Makro e Sonda. Para flexibilizar ainda mais e propiciar maior adesão ao sistema, outros critérios podem ser exigidos, desde que a mais, e nunca a menos.

ALÉM DOS SOCIOAMBIENTAIS, HAVIA REQUISITOS LEGAIS OUTROS

Vários requisitos exigidos legalmente (como alvará sanitário, alvará do corpo de bombeiros) eram avaliados em paralelo com as auditorias.

O consenso do Grupo Técnico foi adotar o mesmo tratamento: ficou a critério dos clientes exigir ou não esses “adicionais legais”, obrigatórios no caso do Grupo BIG, GPA/Multivarejo, Carrefour, Makro e Sonda.

certificacao-outrosE HAVIA TAMBÉM REQUISITOS OUTROS DA SEGURANÇA DE ALIMENTO E DA QUALIDADE

No estudo realizado, o Grupo Técnico constatou que havia um detalhamento de alguns requisitos da segurança de alimentos e da qualidade, que via de regra são pedidos nas auditorias nível certificação.
Como esse detalhamento é importante para o Grupo BIG, GPA/Multivarejo, Carrefour, Makro e Sonda, esses requisitos foram reunidos numa trilha, que faz parte dos “opcionais harmonizados”, que consiste em uma orientação para os auditores, que deve ser sempre cumprida em qualquer das cerificações seja de IFS Food, BRC Food ou FSSC 22000 para esse grupo de empresas.

menu
menu