Histórico

historico

O Programa Global Markets GFSI foi lançado em 2008 pela Global Food Safety Initiative (GFSI) para ajudar empresas pequenas ou menos desenvolvidas a obterem a certificação em esquemas de segurança de alimentos e reconhecidos pela GFSI. A certificação é considerada essencial por muitas empresas do mercado, tanto nacional como internacional.

Várias iniciativas com resultados muito positivos surgiram no mundo para dar apoio à implantação do Global Markets, com o objetivo de integrar mais fornecedores ao mercado global. Exemplos: Egito, Indonésia, África do Sul, Argentina. Gigantes do varejo, como Metro da Alemanha e Aeon, o maior varejista da Ásia, também aderiram ao programa, relatando uma série de vantagens mútuas.

Em 2013 um trabalho piloto de treinamento em Global Markets para fornecedores foi patrocinado pelo grupo de empresas Cargill, ConAgra, General Mills-Yoki e Mondelez. Alguns varejistas no Brasil, entre eles Walmart, adotaram GFSI Global Markets em seus check lists de seleção de fornecedores, porém cada rede adotava seu próprio modelo, criando redundância de auditorias.

 

historico-img

A Dra. Ellen Lopes, da Food Design Consultoria, que participa das Conferências Globais da GFSI desde 2009, interessou-se pelas perspectivas que o Programa Global Markets poderia trazer para as empresas brasileiras de menor porte e, em 2013, começou a buscar apoio à ideia, tendo encontrado no ano seguinte o apoio necessário da APAS, por meio de seu Comitê de Segurança Alimentar. Dentro desse Comitê foi formado o Grupo de Trabalho Global Markets APAS.

Esta equipe vem sendo apoiada pelas seguintes redes de supermercados: Walmart, Carrefour, Mutivarejo GPA, Makro e Sonda, que se dispuseram a harmonizar sua sistemática de seleção de fornecedores e disponibilizá-la para o mercado de alimentos, tendo adotado o Programa Global Markets da GFSI como seu núcleo, o que pouco a pouco deve reduzir a redundância de auditorias.

O Programa Global Markets APAS foi oficialmente lançado na Feira e Congresso de Gestão Internacional em Supermercados APAS Show, em maio de 2015 e endossada na edição do evento em 2016, com apoio de Paulo Pompílio, vice-presidente da APAS.

menu
menu