Perguntas frequentes

  • O que é o Programa Global Markets GFSI?

    É um programa com base no protocolo internacional da GFSI, a Global Food Safety Initiative (Iniciativa Global de Segurança de Alimentos), denominado Global Markets.  Esse programa visa auxiliar e apoiar os fornecedores, especialmente as pequenas e médias empresas (PME), a vencerem o desafio da implantação de sistemas de segurança de alimentos, de forma escalonada, criando benefícios mútuos para a cadeia de fornecimento de alimentos.
  • E o que é o Programa Global Markets APAS?

    É o programa que foi harmonizado pelo Comitê de Segurança de Alimentos APAS para facilitar a seleção de fornecedores do varejo a partir dos check lists das redes Walmart, Carrefour, GPA Multivarejo e Makro. Extraiu-se a essência comum baseada no Global Markets da GFSI, deixando os demais requisitos como adicionais harmonizados.
  • Quando uma empresa tem que implantar o Programa Global Markets APAS?

    Quando quiser ser fornecedor dos seguintes produtos, para as seguintes redes de varejo:
    • Walmart – produtos de marcas próprias, marcas exclusivas e importação direta; alimentos de categorias de alto risco (perecíveis)
    • Carrefour – produtos marca própria, padaria, rotisserie
    • GPA Multivarejo – padaria, rotisserie
    Ou quando outras empresas clientes adotarem o Programa Global Markets APAS. Como muitas empresas estão estudando sua adoção, o melhor é consultar seu cliente ou quando for prospectar um novo cliente.
  • Quando uma empresa tem que implantar o Programa Global Markets GFSI?

    Quando seus clientes ou clientes potencias exigirem somente a essência Global Markets. Portanto, informe-se com seus clientes ou clientes potencias.
  • Qualquer empresa cliente pode adotar o Programa Global Markets APAS para seus fornecedores?

    Sim, se for das categorias supermercado, indústria ou food service.
  • Qualquer empresa cliente pode adotar o Programa Global Markets GFSI para seus fornecedores?

    Sim, se for das categorias supermercado, indústria ou food service.
  • E se a empresa cliente tiver outros requisitos adicionais?

    A empresa pode adotar esses requisitos como seus adicionais, ou acrescentá-los aos adicionais harmonizados pelo Global Markets APAS.
  • E qual vantagem uma empresa cliente tem ao adotar Programa Global Markets GFSI ou Global Markets APAS?

    Facilitar seu processo de compras, por contar com empresas que já atendem seus critérios no banco de auditados, e porque não terá necessidade de realizar auditorias redundantes, precisando somente de auditorias complementares caso tenha requisitos adicionais diferentes. Isso propiciará pouco a pouco uma redução dos custos de auditoria para sua empresa ou para o fornecedor.
  • Em qual nível minha empresa deve começar?

    Consulte seu cliente ou quando for prospectar um novo cliente para verificar qual exigência para o tipo de produto que vocês fabricam. Mas, se uma empresa quiser evoluir na segurança de alimentos, independentemente de ter já um cliente que exija o Programa Global Markets APAS, ela pode fazer uma auto-avaliação e decidir em que nível deve entrar. Se sua empresa nunca formalizou nenhum sistema de segurança de alimentos, talvez seja bom começar implantando os requisitos no nível Básico e, quando todos os requisitos desse nível forem atendidos, sua empresa deverá chamar um prestador de serviço ou certificadora para fazer a auditoria.
  • E qual prestador de serviço ou certificadora devo contratar para as auditorias?

    Para o grupo Walmart, GPA Multivarejo, Carrefour, Makro e Sonda, somente as certificadoras relacionadas na área “Diretrizes” deste site são aceitas. Somente os credenciados é que poderão inserir seus dados no banco dos auditados, com a permissão de sua empresa. Consulte sempre seu cliente para verificar se ele tem alguma restrição sobre prestador de serviço ou certificadora.
  • Quanto tempo minha empresa tem para migrar de um nível para outro?

    A empresa tem 12 meses para evoluir para o próximo nível. Se não evoluir, ela sai do Programa.
  • Qual pontuação mínima minha empresa tem de alcançar?

    Nos níveis Básico e Intermediário, quem determina isso é seu cliente. Se sua empresa estiver implantando inicialmente para depois prospectar clientes, procure se informar com os clientes potenciais. No nível de cerificação, serão as certificadoras que determinarão o critério de aprovação. Assim, consulte a certificadora de sua preferência, ou da preferência de seu cliente.
menu
menu